Notícias

Vídeo da Thais Aguiar no Pequenas Empresas Grandes Negócios em 2004


Thais Aguiar- Réplicas de alimentos com Joana Prado, no programa PRá Valer de Claudete Troiano

Entrevista de Thais Aguiar no programa Manhã Gazeta com Olga Bongiovani dia 30/8/2010- primeira parte.

Segunda - parte.

Matéria Publicada na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios
DA REALIDADE PARA A FICÇÃO
Na empresa de mock ups, as criações também são infinitas. Mas as delícias como tortas, macarrão, pães, pizza e lanches são todas de mentirinha. As obras de mock ups são exclusivas para a decoração de vitrines.
Para se chegar o mais próximo da perfeição, as peças de resina ou biscuit são feitas separadamente. Só depois de ter todos os ingredientes prontos é que a montagem é feita. Por isso a cópia é praticamente fiel.
Thais Aguiar, especialista em mock up, já fazia imãs de geladeira imitando alimento. A mudança de foco no negócio aconteceu numa feira, quando a empresária recebeu a primeira encomenda para fazer as cópias de alimentos em tamanho original.
“Os clientes que vão às feiras fazem os pedidos para dali a um mês. Por isso é fundamental ter um estoque já preparado, para entregar rapidamente após a feira”, explica o empresário Francisco Aguiar.
Para manter o estoque, foi necessário contratar 20 funcionárias e treinar cada uma separadamente, usando os moldes desenvolvidos por Thais. Os mock ups são produzidos com muita técnica e dão água na boca! Design e arte. São os artistas transformando a realidade em sonho.

Matéria Publicada na Revista Eletrônica Food News

Apetitosos, humm... mas só para ver
Através de decorações de alimentos o mercado atrai novos clientes e fascina consumidores

Com um trabalho árduo, inovador e cheio de ousadia, os decoradores moldam entre cores, materiais e muito bom gosto a arte dos ambientes. Um novo tema ganha a pauta em eventos, feiras e lugares, trazendo do cotidiano e da natureza, reproduções das mais perfeitas e modernas para encher os olhos e desejos de quem participa do recinto. Réplicas de alimentos, que apesar da imitação da realidade, as sensações de quem vê são as mais verdadeiras como quando olham o original.
Nos eventos de decoração, os artistas são convidados para mostrar a sua maneira de decorar o ambiente, desde uma forma atrativa e simples até o mais pomposa e de luxo. Eles servem principalmente para expor as réplicas e fechar novos negócios. Muitos deles ocorrem para empresários e profissionais do foodservice. Através das réplicas esse mercado inova sua imagem para clientes em comerciais de televisão, padarias, lanchonetes, supermercados e outros estabelecimentos dispostos a investir em um novo aspecto para o ambiente e seduzir consumidores. Pode ser uma banana de isopor até uma maçã esculpida em gelo. Uma arte que vende, ousa, atrai novos mercados e se torna admirada por todos.

Uma arte que vende, ousa, atrai novos mercados se torna admirada por todos
Idéias
A inspiração pode vir da natureza ou do cotidiano, já que um decorador tem idéia criativa e realista, como explica o fundador da empresa de decoração Thais Aguiar - Fazendo Arte em Massa, Francisco Aguiar “Um artista se valoriza através da inteligência em fazer suas réplicas, o cliente tem que sair satisfeito na hora da compra”, comenta Francisco. Ele e Thais Aguiar, sua esposa, também fundadora do negócio, são um dos maiores decoradores no ramo de arte com réplicas de alimentos, já têm 3.500 clientes em todo o país e interessados nas mais variadas formas de reproduções alimentares.
Com dedicação, o trabalho vai ganhando dimensões um tanto curiosas. Em seu currículo há peças que vão desde pães, frutas, frios, queijos e carnes até pastas, legumes, doces e tortas, cada um com seus detalhes específicos e de muita qualidade. “Tem prêmios para as melhores réplicas, e apesar de nunca termos vencido, somos os maiores do país”, explica Francisco.
Quem compra uma reprodução costuma decorar restaurantes , cafés, padarias e outros lugares onde a concentração de público é maior. Os temas para a criação também são diversificados, o que demonstra a beleza e originalidade do produto. Um dos fatores que faz da Thais Aguiar-Arte em massa um sucesso em nível mundial, são suas apresentações em feiras de decoração no Brasil como a Gift Fast, que ocorre em março e agosto, em outro evento que acontece em paralelo à feira, o (DAD) Salão de Decoração, Arquitetura e Design, destinado àqueles que produzem e comercializam objetos decorativos, artesanato, objetos de design, móveis, plantas artificiais, objetos de uso pessoal, entre outros. Além da participação em feiras no exterior como a “Miami International Gifts and Decorative Accessories Show”, nos Estados Unidos.
O efeito pretendido pelo decorador é o fator principal que vai fazê-lo utilizar um determinado tipo de material. A sensação de realidade que o artista quer transportar para as réplicas depende muito da matéria-prima que o mesmo utiliza: isopor, plástico, gesso e até gelo. Os preços também variam de acordo com a matéria-prima, complexidade e o tamanho das reproduções que no final irão agregar um valor ao produto. Além disso, a empresa, utiliza de materiais a prova d’água e resistentes, isso permite que as obras durem mais e o aspecto real permaneça por muito mais tempo.
Concorrência
A principal barreira que as empresas de decoração encontram em relação aos seus produtos são as dificuldades com as exportações. “Com o dólar em alta, perdemos a competitividade, principalmente a matéria-prima, que é a principal fonte na preparação de uma réplica”, conta o decorador. No Brasil os concorrentes são em uma escala menor e utilizam materiais diferentes, o que barateia o valor final das reproduções. Já os materiais importados encarecem os preços.
Existem concorrentes de peso no exterior como o Fake Food dos Estados Unidos e a Atrappen Doring GmbH da Alemanha., mas esbarram na hora de vender o seu produto em outros países por causa da cotação do dólar, e pelo preço, o mercado fica restrito ao país que fabrica as réplicas, mas Fernando lembra que mesmo com o preço em alta, as feiras e o número de pedidos, tanto no Brasil quanto no exterior são muito grandes.
O mercado que solicita os serviços dos decoradores é muito extenso no Brasil, e os serviços se encaixam tanto em um evento esportivo quanto de alimentos .Além disso, Francisco se mostra otimista e pretende estar com Thais em próximos acontecimentos importantes no universo de decoração. Estarão na Gift Fair, na DAD, aqui no Brasil e nos Estados Unidos em São Francisco e Nova Iorque. “Somos os maiores fabricantes de réplicas no Brasil, mas queremos ser o número um lá fora”, comenta o decorador.•
Service
Thais Aguiar-Fazendo arte em massa
Tel.: Tel: (11) 4582-9136

 

Blog Atrás do Fogão

É só Pavê

Nas minhas incursões pelas feiras de decoração me deparei com o estande da designer Thaís Aguiar. Com uma massa feita por ela mesma de maisena, resina, cola e tinta ela criou essas réplicas de comida perfeitas. Tive que encostar em todas para me convencer de que eram de mentira. As alfaces e fatias de frios são feitos de látex. É só pavê, mas é de babar.
O mais engraçado era ver as pessoas pedindo: "Oi, por favor, me vê 30 pãezinhos, 4 folhas de alface, e três roscas com chocolate. "

Contato da Thaís Aguiar: (11) 4582-9136